O que é Reggae Sounds?

Projeto de música+informação de Brasília, voltado à música jamaicana. Aqui você fica sabendo de festas ligadas ao gênero e de quebra escuta música de qualidade.



Marcadores

Aba Shanti I (2) African Brothers (1) Alborosie (3) Althea e Donna (2) Alton Ellis (9) Ansel Collins (1) Audrey (1) Augustus Pablo (3) Baba Brooks (2) Barrington Levy (5) Beatles (2) Bennie Man (2) Big Youth (3) Billy Boyo (4) Bob Marley e the Wailers (1) Brown Sugar (1) Bruce Ruffin (2) Buju Banton (3) Carlton and The Shoes (1) Carnaval (23) Clancy Eccles (3) Clarence Parks (1) Clarendonians (1) Club-Reggae (6) Confronto Soundsystem (1) Cornell Campbell (4) Count Machuki (1) Courtney Melody (2) Cutty Ranks (1) Cynthia Richards (2) Danças (9) Dancehall (47) Dave Collins (1) Dawn Penn (1) Deejay (15) Della Humphrey (1) Delroy Wilson (2) Dennis Alcapone (4) Derrick Harriot (1) Derrick Morgan (3) Desmond Dekker (3) Dillinger (4) Doc (2) Dub (28) Dubstep (3) Earl Sixteen (1) Early B (1) Early-Reggae (32) Eek a Mouse (1) Eric Morris (3) Errol Dunkley (11) Ethiopians (1) Festas (16) Filmes (1) Gaylads (3) Gaylettes (2) Gregory Isaacs (3) Heptones (4) Hopeton Lewis (3) Horace Andy (1) Hortense Ellis (2) Hugh Mundell (4) Hugh Roy (1) I-Roy (2) Ital Roots (1) Jackie Mitto (3) Jacob Miller (1) Jah Shaka (2) Jeniffer Lara (1) Jimmy London (1) John Holt (4) Johnny Clarke (4) Johnny Osbourne (1) Josey Wales (3) Joya Landis (2) Judah Eskandah (1) Judy Mowatt (1) Junior Demus (1) Junior English (1) Jurassic Soundsystem (6) Justin Hines (1) Ken Boothe (17) King Shiloh (1) King Stitt (3) King Tubby (1) Lady G (1) Lee Perry (1) Lee Van Cliff (3) Lero (1) Leroy Smart (3) Linval Thompson (1) Live (6) Lloyd Parks (9) Lynn Tait (1) Mad Professor (1) Marcia Griffiths (2) Max Romeo (2) Megaton Dub (2) Melodians (1) Merlyn Webber (2) Mungos HiFi (1) Naggo Morris (1) Negativz (3) Niney the Observer (5) Nora Dean (1) notes do blog para você (11) Notting Hill (1) Owen Gray (1) Papa Toyan (4) Paragons (2) Pato Banton (1) Peter Broggs (1) Phyllis Dillon (2) Pioneers (16) Poppa Nego (1) Prince Buster (2) Radiola Dub (1) Raggamuffin (11) Ranking Dread (1) Ranking Joe (6) Ranking Peter (1) Reggae (11) Reggae In You Jeggae (1) ReggaeMatic (1) Rita Marley (1) Rocksteady (56) Roland Alphonso (2) Roots (18) Rub-a-Dub (11) Samantha Rose (1) Scientist (1) SELECTAS (9) Sharon Forrester (1) Sister Carol (3) Sister Nancy (2) Sizzla (3) Ska (25) Skatalites (3) Slickers (6) Slim Smith (1) Sly Dunbar (1) Soul (1) Soul Sisters (1) Soulettes (4) SoulFul Reggae (4) Soundsystems (4) Spice Pinchers (1) Steepa (7) Stepper (7) Stepper Dub (6) Stranger Cole (5) Susan Cadogan (3) Techniques (1) Tenor Saw (1) Termites (1) The Chosen Few (1) The Clash (1) The Dreamletts (1) The Maytals (1) The Reggae Girls (1) The Soulmates (1) The Webber Sisters (1) Tiken Jah Fakoly (1) Tonettes (1) Toots and The Maytals (2) Twinkle Brothers (1) U-Brown (1) U-Roy (5) Uniques (1) Untouchables (1) Upsetters (3) Vibronics (1) Yellowman (3)

terça-feira, 2 de março de 2010

Let's do Rocksteady,


Hoje ta friozinho aqui em Brasília e nesse clima nada melhor que: ROCKSTEADY.
O meu estilo jamaicano preferido.

Rocksteady é um gênero musical popular na Jamaica, teve origem por volta de 1966, reggae foi seu sucessor criado por volta de 1968.
A nomenclatura Rocksteady vem de um estilo de dança que foi mencionado na canção de Alton Ellis "Rock Steady". O sucessor do ska e percussor do reggae, rocksteady foi cantado por grupos com vocais harmônicos, como The Gaylads, The Kingstonians, The Maytals e The Paragons. Para se dançar rocksteady não precisa de muita energia diferente do ska, o ritmo é mais lento e mais relaxado. O baixo é mais pesado e mais proeminente na mistura e, além disso, as linhas de baixo abandonam o antigo estilo de "andar" do ska. O estilo ska back beat e a ênfase no offbeat transitam no rocksteady.

Rocksteady surgiu no tempo em que os jovens da Jamaica estavam fluindo para os guetos urbanos de Kingston - em vizinhanças como Riverton City. Apesar de muitos
jamaicanos terem sido otimistas no clima imediato pós-independência, os jovens indigentes não compartilhavam do mesmo sentimento. Muitos deles tornaram-se delinqüentes que exalavam um certo charme e estilo. Esses jovens incontroláveis tornaram-se conhecidos como RUDES BOYS.

O fenômeno rude boy existia no período de ska, mas eram mais evidentes durante a era rocksteady em canções como "Rude Boy Gone A Jail", do Clarendonians; ' "No Good Rudie" por Justin Hinds & The Dominoes, e “Don't Be a Rude Boy” por The Rules.

Alton Ellis embora por vezes se diz ser o pai do rocksteady com seu hit “Girl I’ve Got a Date”, temos outros candidatos para o primeiro single rocksteady como: "Take It Easy" por Hopeton Lewis, "Tougher Than Tough", de Derrick Morgan e "Hold Them", de Roy Shirley.

Em entrevista a uma rádio da Jamaica, o pianista Gladstone Anderson disse que o
Bandleader Lynn Taitt era o homem que abrandou o ska beat, em 1964, durante a gravação de "Take It Easy” para criar o Rocksteady.
O produtor Duke Reid lançou Alton Ellis "Girl I've Got a Date" em seu selo Treasure Isle e trabalhou com grupos como Silvertones, The Jamaicans e The Paragons.

Cantores importantes no estilo: Delroy Wilson, Bob Andy, Ken Boothe e Phyllis Dillon (conhecida como a "Rainha do Rocksteady").

Os músicos mais importantes para criação do rocksteady foram: Lynn Taitt guitarrista, tecladista Jackie Mittoo, o baterista Winston Grennan, o baixista Jackie Jackson e o saxofonista Tommy McCook.

Como um estilo musical, rocksteady foi breve, e só existiu por volta de dois anos. Por esta razão gravações originais deste gênero são muito difíceis de encontrar do que os da era do ska e reggae. Em contraste com o rocksteady, o ska jamaicano durou vários anos, e reggae clássico durou mais de uma década.

Vários fatores contribuíram para a evolução do rocksteady para o reggae em 1960. A emigração para o Canadá dos principais arranjadores musicais Jackie Mittoo e Taitt Lynn - e o aperfeiçoamento da tecnologia de estúdio jamaicano - teve um efeito significativo sobre o som e estilo das gravações.

Ao final dos anos 1960, como o movimento Rastafari ficou mais popular, muitas canções de reggae tornaram-se menos centradas no romance e mais centradas sobre a consciência negra, política e protesto. O lançamento do filme The Harder They Come e a ascensão do astro jamaicano Bob Marley trouxe a música reggae a nível internacional, o que o rocksteady nunca tinha sido capaz de fazer. Embora rocksteady foi uma curta fase foi muito influente para o reggae, dub e dancehall estilos que se surgiram. Muitas linhas de baixo originalmente criadas para canções rocksteady continuar a ser utilizado na música jamaicana contemporânea.

0 comentários: